top of page
Buscar

Benefícios do Pilates (Instrutor x Aluno)

  • moniqueaayala
  • 6 de fev.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 7 de mar.




Exercício de preguiçoso ou sangue, suor e lágrimas?
Exercício de preguiçoso ou sangue, suor e lágrimas?

Afinal para que serve o Pilates????


Quantas vezes já ouvimos esta pergunta e ainda é complicado fazer o público em geral entender que Pilates é uma atividade de CONDICIONAMENTO FÍSICO com EXERCÍCIOS CORRETIVOS, como o próprio Sr. Pilates descreveu e nunca vi melhor descrição. Sendo as duas coisas verdadeiras e de igual importância.


Agora, como instrutora a minha resposta é: o método pode melhorar absolutamente tudo na vida. Da massa magra ao humor, da massa gorda a TPM, da massa óssea ao "empoderamento", da circulação ao relaxamento da mente, da respiração ao combate aos medos, do equilíbrio físico ao espiritual passando pelo mental. Sei porque além de dar aulas também pratico, por isso essas considerações são sobre o meu próprio processo.


Nós, instrutores estudamos a fundo, praticamos mais que os alunos (ou deveríamos), quando praticamos estamos atentos a todas informações, tentamos entender cada vez mais cada exercício e todo o sistema de exercícios, por isso enxergamos benefícios que, muitas vezes, escapam aos alunos, porque nós estamos 100% interessados no processo. Talvez a tarefa mais difícil de ser professor de Pilates é fazer o aluno se interessar por um leque maior de benefícios.


O que os alunos entendem como benefício inicialmente:

  • Ficar livre de alguma dor

  • Flexibilidade

  • Respiração

  • Postura


Às vezes é apenas isso e ainda acham que a postura vai cair do céu sem nenhum esforço, pois muitos não consideram o método como uma forma de condicionamento físico.


Há diversas vertentes do método Pilates. Aqui no Brasil existem trabalhos tão poluídos ao ponto de descaracterizarem o método, infelizmente essas formas de trabalho ainda são as mais populares. Talvez seja por esta razão a dificuldade das pessoas em entenderem o que o Pilates de fato é e, ainda, o que ele pode fazer por elas.


O método Clássico vem crescendo a cada ano e conquistando um espaço no coração dos instrutores e alunos por ter resultados fáceis de enxergar, sentir e medir. A dificuldade para muitos instrutores em ter conhecimento desta linha de trabalho é o custo dos cursos, além da obrigatoriedade da prática do professor e educações continuadas para que o método fique cada vez mais claro e o professor consiga aplicá-lo com facilidade e clareza para todo seu público. Tudo isso é um investimento de tempo e dinheiro, mas para ficar excelente em qualquer profissão é preciso esse tipo de esforço e organização. Por que a nossa profissão seria diferente? Se nós não nos valorizarmos, como seremos valorizados?


Quais os reais benefícios do método Pilates:

  • Melhora: - Circulação sanguínea e sistema linfático

    - Função e saúde cerebral

    - Capacidade respiratória

    - Concentração

    - Sono

    - Equilíbrio

    - Postura

    - Humor

    - Autonomia

  • Aumenta massa magra e óssea

  • Diminui massa gorda

  • Auxilia no combate a depressão e ansiedade

  • Fazer exercícios estando concentrado e presente traz relaxamento e reflexões em relação a sentimentos como medo e vaidade.

  • Ajuda a realizar as tarefas diárias com o mínimo de esforço e máximo de prazer.


Tudo isso o Pilates faz, mas claro que algumas dessas coisas precisam de outras medidas feitas junto a prática do método como controle alimentar, por exemplo. Sem controle alimentar nenhuma atividade física diminui a massa gorda. Eu costumava malhar em uma academia que muitos dos alunos eram sem dúvida fortes, porém muitos tinham pneuzinhos e até pneuzões, por tanto a alimentação é importante para atingir resultados até mesmo em modalidades como a musculação. Tratar de depressão e ansiedade requer tratamento com psicoterapeutas, médicos e, às vezes, remédios, mas todo mundo concorda que atividade física é de grande ajuda no combate à essas doenças.


Hoje em dia muito se fala em sarcopenia (perda progressiva de massa muscular) e os médicos, no geral, indicam apenas musculação para combater esta síndrome. É de se entender que, quando se tem profissionais da área de Pilates trabalhando de formas tão diferentes e chamando todas elas pelo mesmo nome, ao falarmos em Pilates muita gente ainda associa apenas a alongamento, postura, relaxamento e até massagem. Dói saber que, se as pessoas não entendem o método como uma forma de fortalecimento muscular efetivo, a culpa é nossa. Assim perdemos alunos para a grande novidade do momento que é: "tenho sarcopenia e meu médico indicou musculação".


Indo em direção contrária, graças a uma hérnia de disco, uma antiga aluna voltou a fazer aulas para começar a treinar o corpo em um ambiente seguro. Veja, para isso o médico dela indicou Pilates, ou seja, como forma de tratamento. A ideia, no entanto, era que ela migrasse para a musculação, assim que estivesse mais fortinha. Em 4 meses ("só com Pilates", como costumamos ouvir por aí!) ela ganhou 1kg de massa magra. Ela e o médico se surpreenderam com o resultado. Como ela conseguiu isso? Fazendo aula 3x por semana concentrada nos objetivos, sem perder o foco, sem se fazer de vítima, com vontade de malhar, suar, chorar e sangrar na aula (a parte do choro e sangue é figurativa!), sem reclamar, apenas relatando como estava a cada dia e confiando no processo. Conclusão, a musculação saiu da mente do médico porque ele viu o resultado. Infelizmente nem todas as pessoas tem esta disposição. Muitos procuram o Pilates porque não gostam de fazer exercício, porque precisam dar satisfação a família ou médico sobre a prática de atividade física, consideram a "social" mais importante que malhar... Aí realmente não dá para ter um bom resultado.


Para o aluno dedicado, o Pilateiro raiz, um trabalho dentro do sistema, mesmo que adaptado para aqueles mais debilitados, traz bem-estar, a percepção de que as tarefas do dia-a-dia ficaram mais fáceis, a comprovação do ganho de massa magra dada pelo médico ou nutricionista (para isso é necessário acompanhamento), a densitometria óssea mostra um resultado melhor, melhora do sono... Bom e o "muquinho" que passa a existir ao olhar no espelho, claro!


Para saber mais, faça assim, só vem e vem com vontade!


Quer saber mais sobre o Hundred? Não perca a mentoria O Professor Universal => clique aqui!

Gostou do post? Não esquece de curtir e compartilhar 😉.

 
 
 

Comentários


Contato e informação:

(21) 99639-1042

moniqueaayala@gmail.com

Estúdio Espaço Fluir Rio

Av. das Américas, 7707.

Bloco 01 - Sala 209

Shopping Millennium

Barra da Tujuca - RJ - Rio de Janeiro

Fazendo o Hundred desde 2002

Blog por Monique Ayala

Parceira Equipilates

  • Instagram

Inscreva-se em Nossa Newsletter

bottom of page