Corkscrew
- moniqueaayala
- 23 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar.

Tenho vontade de dizer screw you corkscrew, mas tento amar.
Ele é o meu termômetro. Quando ele enguiça é sinal que tenho visto pouco o Mat, ou seja, um pouco de vergonha na cara resolve.
O professor Thiago Giacomo, uma vez, ao postar seu Corkscrew no Instagram escreveu: "Intermediário. Será?". De fato é classificado como intermediário, mas até mesmo a introdução desse exercício é difícil, pois quase todo mundo é rígido para rotações de coluna. Por isso, muitas vezes o aluno já faz alguns avançados antes de apreender o Corkscrew.
Dicas:
Pernas unidas focando na Base Pilates, ou seja, mantendo a conexão da parte interna da coxa e glúteos.
É uma rotação de coluna, por isso quando as duas pernas vão para o lado levam a bacia junto. Às vezes, nesse movimento de levar as pernas ao lado, visualizamos uma perna mais curta que a outra (os calcanhares desalinham), significando que o aluno perdeu a rotação e está mexendo apenas as coxofemorais. Para evitar isso, na rotação para o lado direito peça para ele crescer a perna esquerda além da direita (como se ela fosse passar por cima da direita), pois começar o movimento desta forma fará com que a bacia vá junto para o lado direito alcançando o objetivo.
O Corkscrew feito com pouco entendimento pode torrar os quadríceps e flexores de coxa, mas este não é o objetivo do exercício. Exercícios que ensinam o uso do power house para trazer a perna para o centro podem ajudar: Elephant, Short Spine, Single Straight Leg Stretch...
Exercícios de rotação no geral vão ajudar: Todos os Twists! 😨😅
Fazer o Corkscrew no Spine Corrector é muito mais agradável e dá um monte de feedback para executá-lo no Mat.
O Tic-tac (exercício do Reformer), pode ser feito no Mat como uma introdução para ensinar como fazer a rotação pela bacia.
O One Leg Circle na sua versão avançada também é de grande ajuda.
O conceito "faz pequeno" se aplica bastante. O "faz pequeno" pode tornar possível alguns exercícios temidos, complexos e que tem grandes amplitudes em suas formas avançadas.
Acredito que o corkscrew é tenso para a maioria das pessoas. Eu sou muito crítica em relação a minha prática e às vezes isso me engessa. Em muitas aulas ouvi meus instrutores dizendo "mexe mulher", pq entro numa neurose de não mexe aqui, não desvia ali, não compensa, não dá impulso que no final a coisa não flui e o Tico e Teco caem exaustos. O objetivo não é esse. O objetivo é mover, com qualidade sim, mas sempre movendo. Eu costuma fazer com bastante concentração tentando atingir o máximo de controle que possível, mas às vezes é melhor apenas deitar e fazer, sem muita exigência só pra descontrair e aos poucos ir colocando cada vez mais controle. Enfim, coisas para refletir.
Quer saber mais sobre o Pilates Clássico? Não perca a mentoria O Professor Universal => clique aqui!




Comentários