top of page
Buscar

Rolling Back

  • moniqueaayala
  • 12 de mar.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 13 de mar.


ree

Rolling Back ou Rolling Like Ball: o difícil é ser like a ball. Like a brick seria bem mais fácil. O problema é que brick não roll. Parece uma brincadeira de criança, mas na verdade é difícil para caramba. Até porque ter a coluna flexível até ficar como uma bola é uma tarefa complicada e se ela não ficar como uma bola é uma tarefa impossível e dolorosa.


É uma delícia de massagem na coluna. Vem logo depois do One Leg que me deixa tensa, por isso preciso do Rolling Back depois do sofrimento que é o One Leg Circle. Para aqueles que enrolam a coluna, não perfeitamente, mas com certa facilidade, é tipo um prêmio.


Para o meu corpo, o Rolling Back é o rolling mais difícil (mais que o Open Leg e o Roll Over!). Então, antigamente eu não passava muito ele para os alunos, eu pulava. Pedia para o aluno (independente da capacidade), deitado mesmo abraçar as pernas e subir a cabeça entre os joelhos e considerava dado. Bom, um belo dia fiz isso com um aluno e continuei para a série de estômago, quando mandei ele sentar para o Spine Stretch, ele fez 3 Rolling Backs para sentar, do nada, sem nem saber que era um exercício, ele simplesmente fez porque se sentia bem fazendo. Eu fiquei olhando aquilo meio abismada, meio com cara de trouxa. Daí pra frente eu vi que a incapacidade era minha de ensinar e não deles. É! A gente tem que estudar. Estudando aprendi que tudo que era esquisito para mim era porque eu não tinha entendido. Minha culpa, minha luta.


Sabe o Half Roll Down (veja mais aqui) = sentado, pés apoiados no chão, mãos atrás das coxas, aí a gente enrola a coluna para trás indo até o braço esticar ou até manter o equilíbrio e volta enrolado? Mas enrolado mesmo, lutando para enrolar, lutando até descer o suor da testa e até tremer o abdômen? Então, este exercício super bacana para mobilizar a coluna = Rolling Back estilo pré-Pilates. Para suar na descida pensa assim oh: só o abdômen quer descer mais nada. Para subir é o oposto, tudo quer subir mas o abdômen quer ficar colado no chão e você luta para voltar a sentar contra ele que quer ficar. É uma boa briga e, o melhor, é eficaz para mobilizar a coluna em flexão.


Também podemos usar o Balance. Que consiste em ficar na posição do Rolling mas sem rolar como na foto ☝, ou seja, só equilibrando com a coluna bolinha. Tem que descer o suor da testa para manter a coluna bem bolinha, se não descer está errado, hein!


A mão do instrutor no pé do aluno ajuda a guiar a ida e a estabilizá-lo na volta. Então, o instrutor pode se posicionar na frente do aluno, segurando firme nos pés dele. Uma dica é, nesta posição, dar uma empurradinha para ele rolar para trás e segurar firme os pés dele quando ele voltar pressionando na direção do chão para ancorá-lo.


Hands On eficiente para o Rolling Like a Ball
Hands On eficiente para o Rolling Like a Ball

Como na foto acima, pedir para o aluno segurar atrás da coxa ao invés de segurar nos tornozelos facilita, pois isso aumenta a distância das pernas e barriga. Alunos com maior volume abdominal podem usufruir desta variação. Deixar os joelhos mais abertos também ajuda a rolar.


O Stomach Massage Round começa na posição do Rolling Back, por isso é um super aliado. O aluno tem as mão fixas no carro do Reformer deixando a posição mais estável e ajuda a enrolar para frente deixando peso do corpo nos ísquios. Segurar os tornozelos no ar é muito mais instável e ao tirar os pés do chão temos que equilibrar o corpo num ponto entre os ísquios e o sacro. Que ponto é esse? É o ponto do valha-me Deus!


Juntos e misturados
Juntos e misturados

Claro que tudo mais dentro do sistema que ajuda na construção da curva C, vai ajudar aqui também e quanto melhor fazemos esse exercício, melhor faremos a série de abdôminais que vem depois dele, pois já para o Single Leg Stretch vamos precisar deste C.


Quer saber mais sobre o Pilates Clássico? Não perca a mentoria O Professor Universal => clique aqui!

Gostou do post? Não esquece de curtir e compartilhar 😉.

 
 
 

Comentários


Contato e informação:

(21) 99639-1042

moniqueaayala@gmail.com

Estúdio Espaço Fluir Rio

Av. das Américas, 7707.

Bloco 01 - Sala 209

Shopping Millennium

Barra da Tujuca - RJ - Rio de Janeiro

Fazendo o Hundred desde 2002

Blog por Monique Ayala

Parceira Equipilates

  • Instagram

Inscreva-se em Nossa Newsletter

bottom of page